Monday, May 31, 2010
Monday, May 03, 2010
vamos falar de bola...
O campeonato de futebol do meu clube acabou, portanto acho que é uma boa altura para falar sobre este.
Começo por falar do que realmente me interessa e para mim tem valor, o meu clube, o Sporting Clube de Portugal. Consegui ver dos piores jogos que me lembro durante esta época, e olhem que já vi coisas muito más passarem-se por este meu clube, no entanto esta época foi miserável. Em termos de entrega dos jogadores a mesma foi inexistente em diversos momentos da época e jogadores com suposta tamanha responsabilidade deveriam dar sempre mais que o possível. Vi dirigente não saberem o que fazer ou dizer para “justificarem” os resultados obtidos. Vi contratarem uma pessoa com um passado de indisciplina e agressões, tanto verbais como físicas, para um cargo que pressupunha pressão e necessidade de cabeça fria. Vi contratarem um treinador para o qual é bom perder e ficar em 4º lugar. Vi escorraçarem do clube alguém que durante todo o tempo que por lá esteve suportou todo o peso da estrutura do Futebol profissional do Sporting Clube de Portugal. Em suma, vi tudo o que não queria ver e tudo o que desejo nunca mais voltar a pensar sequer ver no meu Sporting.
Falando agora da época no seu geral e começando por quem desce de divisão. O Clube de Futebol “Os Belenenses” desce de divisão pela terceira vez em 5 anos e desta vez desce mesmo, não carece de mais comentários. O Leixões Sport Club também desce e pelo pouco futebol praticado também não me parece que lhe pudesse acontecer outra coisa, depois de perder algumas peças chave da última boa época que realizaram. O Setúbal após um começo degradante, lá se endireitou e até mostrou algum futebol de qualidade, assim como o Olhanense e Académica, embora esta última pareça mais do que aquilo que realmente é. Depois equipas com campeonato tranquilo e bom, Naval, Rio Ave, Leiria que bem que jogou esta equipa treinada por um jovem treinados português, Paços de Ferreira.
No acesso à Liga Europa, temos Marítimo e Nacional a lutarem por se aproximar do Guimarães pela quinta posição. Marítimo que fez um campeonato bom e constante, o Nacional demonstrou que embora o seu Presidente seja alguém de maus fígados, consegue manter a equipa competitiva e a praticar bom futebol e por último o Guimarães que está neste momento no último lugar de acesso à Liga Europa, treinado pelo futuro treinador do Sporting, fez um campeonato de baixo para cima, revelando a partir de certo momento boas partidas de futebol.
Falando do FCP, enfim, não há muito a dizer, são a falta de escrúpulos em “pessoa” ou na pessoa do seu presidente. São de baixo nível, nojentos em certos momentos. Campeonato mau, não soube sobreviver à venda de Lucho e Lisandro.
A luta pelo título resume-se ás duas únicas equipas que foram constantes, bate certo, é neste aspecto que se vê o campeão, podendo haver ainda surpresa, não acredito que perante o seu público, o slb deixe passar a hipótese de ganhar. Tenho que dizer que o Braga fez um campeonato brilhante, com uma organização defensiva forte e coesa, tendo para mim figurado nesta equipa a figura do campeonato, Alan. Pelos jogos que fez, pelos golos que marcou, pelo que corria a defender e fechar quando era preciso.
Quanto a outras coisas, perdoem-me mas é-me indiferente se ganha o Braga ou o Benfica. Ou se ganha qualquer outro que não o meu. Sou do Sporting Clube de Portugal e todos os outros clubes me são indiferentes, quero e desejo sempre a vitória do meu.
Deixo só mais uma frase para a arbitragem desta época. Simplesmente miserável a todos os níveis.